terça-feira, 18 de março de 2014

sobre castro alves REPASSADO POR IVAN EVALDO KUSSLER

Castro Alves, mas conhecido como o “Poeta dos Escravos”

5 de novembro de 2010 às 07:58
Antônio Frederico de Castro Alves, era baiano e foi um grande poeta brasileiro. No período em que viveu (1847), ainda existia a escravidão no Brasil. Com fama de ser muito simpático e gentil, e de possuir um gosto sofisticado para roupas e de levar uma vida relativamente confortável, foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados. Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos. Seu estilo contestador o fez ser conhecido como o “Poeta dos Escravos”.

Muito novo, mostrou toda sua coragem ao recitar, durante uma comemoração cívica, o “Navio Negreiro”. A contra gosto, os fazendeiros ouviram-no clamar versos que denunciavam os maus tratos aos quais os negros eram submetidos.

Além de poesias de caráter social, Castro Alves também escreveu versos amorosos.

Morreu muito jovem (24 anos) de tuberculose, sem concluir o curso de Direito que iniciara, mas nos deixou livros e poemas significativos, entre eles:
  • Navio Negreiro (1869)
  • Espumas Flutuantes, 1870
  • A Cachoeira de Paulo Afonso, 1876
  • Os Escravos, 1883
REPASSADO DA NET POR IVAN EVALDO KUSSLER IVAM, SEM FINS DE AUTO PROMO~ÇÃO, FONTE CITADA ABAIXO :
http://pt-br.facebook.com/notes/brasil-maior-comunidade-do-facebook/castro-alves-mas-conhecido-como-o-poeta-dos-escravos/139655752749943
OUTROS LINKS IVAM EVALDO KUSSLER

http://ivamevaldokusslerivan.wordpress.com/2012/11/22/ivan-evaldo-kussler-alguns-links-de-ivam-kussler-ivan-evaldo-kussler/

http://ivamevaldokusslerpessoal.wordpress.com/2012/07/24/texto-morte-de-pedro-bial-haivamevaldokusslerivankussler/

http://ecologiaivamevaldokusslerivankussler.blogspot.com.br/

http://ivanevaldokussler.wordpress.com/tag/ivan-evaldo-kussler/


Cultura Popular

O compositor e cantor Caetano Veloso, traduzindo livremente o poeta Castro Alves, que escreveu em um dos seus poemas O Povo ao Poder - "A praça! A praça é do povo, Como o céu é do condor" - imortalizou-o na sua canção “Um Frevo Novo”, com os versos: "A Praça Castro Alves é do povo, Como o céu é do avião". A praça há muitos anos,tornou-se um ponto de encontro dos poetas carnavalescos no Carnaval da Bahia.


REPASSDO POR IVAN EVALDO KUSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário